terça-feira, 21 de novembro de 2017

Bullying

Texto da pedagoga Arilde Filipack.

Eu, Arilde Filipack, como Pedagoga posso dizer que, a Educação exerce um papel fundamental, ocupando um espaço cada vez mais importante em toda sociedade, principalmente resgatando valores, a Escola Santa Terezinha sendo Ensino Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e adultos), acredita-se que nessas faixas etárias as crianças não sofrem Bulying como estamos vivenciamos em séries consecutivas ou em várias escolas do Brasil, citados na mídia.
A escola, ao funcionar como um espaço aberto, livre, permite que quase todos os alunos tenham condições para acessar diferentes materiais sobre valores de maneira que possam intervir nas situações de conflito e possivelmente em bullying. “Essa possibilidade faz com que a educação acomode desde informações relevantes e sérias até Leis de Proteção, disso há necessidade de desenvolver um senso crítico aos alunos que permita conscientização tanto de coisas boas como também coisas “ruins” e informações sobre o que é e o que não é Bullying.

Acredita-se que as mudanças ocasionadas pelo desenvolvimento da sociedade impressionam de modo geral, mas também como educadores nos colocam diante de grandes desafios, e um deles é como compreender os conflitos, seja no contexto familiar, na sociedade e consequentemente na escola.

Percebemos nesse trabalho como é importante e fundamental que o professor esteja familiarizado com o assunto “Bullying” para trabalhar em ambiente escolar, porque requer a exploração de diferentes atividades, isso significa refletirmos sobre as possibilidades que a escola possui de trabalhar com informações que possuí na sociedade atual, de forma crítica, reflexiva, significativa contribuição para a formação do aluno favorecendo a construção do conhecimento. 




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Texto da professora Sirlei Kovalski.

Partindo do tema proposto para a Redação destinado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no Concurso Cultural – Fundação Alberto e Regina Diedrichs, o qual é um projeto destinado a todos os alunos de Escolas de Ensino da cidade de Imbituva – Pr , visando valorizar e estimular a criatividade, o raciocínio, a leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita em Língua Portuguesa, dentro de seu regulamento propôs o tema da redação: “BULLYING – COMO TRATAR ESTA QUESTÃO” – Como agir quando se sofre, presencia ou até mesmo se comete bullying.

Iniciando este trabalho recorreu-se há vários textos relacionados ao tema: no próprio livro didático de Língua Portuguesa (Projeto Coopera- Editora Saraiva); sites como Portal do Professor e outros; livro PROERD (Polícia Militar do Paraná), dando ênfase ao tema para um melhor entendimento. 

Após explicações e interpretações sobre BULLYING, confeccionou-se a Árvore dos Afetos a fim de alargar o afeto aos humanos, de que floresça a HARMONIA, a PAZ, o CARINHO, o AMOR, a TERNURA, a FELICIDADE, a COMPREENSÂO, o COMPANHEIROISMO, entre outros. Confeccionou-se também um mural com explicações e imagens que representam o bullying.

Fez-se um debate relativo ao tema, com reflexões sobre o respeito às diferenças e o comportamento dos alunos na escola e a compreensão. Assim, dando sequência, os alunos fizeram a Redação referente ao tema, seguindo o regulamento proposto de acordo com seu aprendizado e entendimento sobre o assunto. 


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