Texto da pedagoga Arilde Inês Felipack
A escola Santa Terezinha atende alunos de Educação Infantil, séries iniciais do ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Esses estudantes são proveniente de vários bairros de Imbituva, pertencem a classe socioeconômicas diversificadas, alguns de extrema necessidade e, trazem para escola uma variada educação moral, religiosa e cultural. Dessa forma a escola preocupa-se em manter sua organização funcional dentro do que é norteado pelas leis educacionais. Segundo o PCN é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações. No dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio, data criada em 1943, pelo então presidente, Getúlio Vargas.
Para isso ofertamos para os alunos um ensino no qual tenham conhecimento de outras culturas e que as respeite a fim de desempenharem bem seu papel na sociedade. Dessa forma foi trabalhado o dia do índio, com seus costumes, crenças, hábitos e mostrando seu valor na história do Brasil e conscientizando os alunos da extinção de muitas tribos e conservação das existentes e nossa contribuição para uma sociedade onde se efetive o princípio da igualdade.
O Dia do Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes. Nesse dia, primeiramente fizemos uma roda de conversa sobre o tema, vários assuntos referente ao Índio como: moradia, música, danças, ervas medicinais, preservação dos povos, valorizando a cultura indiana. Após confeccionamos cocar para auxiliar na construção da identidade indígena, bem como a professora de Arte (Marisete) juntamente com os alunos confeccionou índios para decorar a sala de Arte, a fim de oportunizar os alunos que há outros grupos sociais, para isso foi trabalhado leitura e interpretação de texto sobre o Índio, confecção de maquetes e por fim, os alunos do pré I apresentaram a música 1, 2, 3, indiozinhos, porque desde pequenos que se trabalha classe social, crenças, sexo, etnia e outras características individuais e sociais não podem haver qualquer discriminação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário