sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Avaliação Diagnóstica Santa Terezinha

AUTOR
Diretor Thiago Antunes dos Santos

A Escola Municipal Santa Terezinha, preocupada com a aprendizagem dos alunos, aplicou avaliações diagnósticas no 1º trimestre, para mapear as dificuldades encontradas pelos alunos, para a partir desses dados levantados fazer um plano de ação para sanar as dificuldades encontradas.

As avaliações foram aplicadas desde as turmas de infantil V até os 5º anos, sendo aplicadas 2 avaliações por turma, a primeira realizou-se no inicio do trimestre e a segunda no início do 2º trimestre, desta forma foi possível identificar a evolução individual e da turma.

As avaliações foram elaboradas de acordo com as competências e habilidades da BNCC, variando de 10 a 18 questões conforme o ano que está sendo cursado, contemplando língua portuguesa e matemática.

Serão aplicadas as avaliações diagnósticas em todos os trimestres, pois é muito importante, pois através desta é possível analisar as planilhas e gráficos, permitindo rever nossas práticas, para atingir os objetivos propostos para o trimestre, buscando sempre a melhoria do ensino-aprendizagem.

Segundo o diretor Thiago Antunes dos Santos, após esse levantamento de dados de todos os alunos, o professor(a) consegue traçar metas de curto prazo, fazendo com que os alunos evoluam tanto individualmente como coletivamente, sendo que nesses gráficos e tabelas sai exatamente o que o aluno já assimilou e o que ainda precisa melhorar, com percentual de acertos e erros. As tabelas e gráficos são muito importantes para visualizar como está o andamento da aprendizagem dos alunos, sendo possível fazer um plano de ação específico para desenvolver a aprendizagem.
AUTORA
Professora Graziele Maron Moro 5º ano B

Segundo o relato da Professora Graziele Marcon Moro, após a realização da primeira etapa da atividade diagnóstica foi possível identificar nas turmas de 1° e 5° ano a qual sou a professora regente, as maiores dificuldades apresentadas pelos alunos, sendo possível dentro da elaboração do plano de ação nortear e implementar em minha metodologia de trabalho atividades específicas com o objetivo de sanar essas defasagens.

Compreendemos que dentro de uma sala de aula com alunos de praticamente a mesma faixa etária, os mesmos possuem tempos e estilos diferentes de aprendizagem, por isso nesse período foram realizadas estratégias com atividades diferenciadas onde foram dados atendimentos individualizados e específicos para cada aluno muitas vezes de forma lúdica. Observei que após a correção da segunda etapa da atividade diagnóstica os dados comprovaram que houve uma significativa evolução na aprendizagem dos alunos.





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