quarta-feira, 3 de agosto de 2022

O JORNAL COMO FONTE DE INFORMAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO UNIVERSO DA LEITURA

AUTORA
Professora Márcia de Andrade, 4º ano

Trabalhando com o gênero textual notícia, os alunos do 4º ano C realizaram um tele jornal com notícias da escola Santa Terezinha. O projeto realizado tem como finalidade a aquisição da prática de leitura e escrita, orientada com o gênero jornal/notícia com o nome fictício JORNAL SANTA TEREZINHA.

Dentro desse contexto a aquisição das práticas de leitura e escrita são aspectos fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos, proporcionando um momento de interação com professores e funcionários da escola. Também da mesma forma incentivando o hábito da leitura, explorando questões do contexto escolar, também teve como objetivo a linguagem utilizando a escrita para uso social e não apenas para a realização de atividades escolares.

Todos os alunos estavam envolvidos no trabalho: escrevendo as notícias, ajudando a confeccionar os cartazes, na arrumação, apresentação e entrevistas. Para esse momento os alunos utilizaram os jornais disponibilizados para suas pesquisas e os vídeos com os tele jornais e também conversamos sobre o jornal radiofônico, que é bastante conhecido por nossos alunos.

Esta atividade lúdica nos trouxe ótimos resultados para o aprendizado dos alunos, desenvolveu a cooperação; a criatividade, estimulando a leitura e a escrita, dando ênfase as informações corretas sobre os variado temas abordados nas reportagens; despertar o interesse por esse meio de comunicação.

Ao envolver os alunos em um projeto significativo que vão além da rotina escolar é fundamental para que possam ter contato com aprendizados importantes dentro e fora do contexto escolar e o jornal é um ótimo exemplo disso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário